terça-feira, 27 de novembro de 2012

Espaços Lúdicos e sua importância


Espaço Lúdico é qualquer extensão destinada  a atividades lúdicas, quer dizer, aos jogos, aos brinquedos e às brincadeiras. São considerados como espaços lúdicos os estádios, ginásios, parques, praças, jardins entre outros – espaços comuns, construídos para o desenvolvimento das chamadas atividades esportivas e/ou recreativas.

São fundamentalmente espaços lúdicos as salas de jogos, as ludotecas e as brinquedotecas.
A brinquedoteca brasileira

As brinquedotecas começaram a surgir no Brasil nos anos 80. São espaços criados com o objetivo de proporcionar estímulos para que a criança possa brincar livremente, sossegada, favorecer o equilíbrio emocional, desenvolver a inteligência, criatividade e sociabilidade.

A brinquedoteca tenta salvar  a criatividade e a espontaneidade da criança tão ameaçada pela tecnologia educacional de massa.
OS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO E NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA

O brincar faz parte da infância, e é uma aprendizagem necessária a vida adulta, como retrata Chateau, pois é pelo jogo, pelo brinquedo que crescem a alma e a inteligência. E ainda mais, “uma criança que não sabe brincar, uma miniatura de velho, será um adulto que não saberá pensar” (CHATEAU, 1987, p.14).

Através do brincar a criança expressa sua cultura, o diálogo com suas experiências, os costumes e convívio social. Expressa através de suas brincadeiras sua personalidade, seus medos, suas crenças, seus desejos, libera seu mais íntimo e se transporta para um outro universo, o seu universo irreal, mas leva para ele aspectos que lhes são muito importantes, de sua vida, e de sua cultura.

Para muitos adultos brincar direito é não fazer barulho, não correr, não se sujar. E para as crianças isso faz parte das brincadeiras.

Com as brincadeiras as crianças começam a compreender o mundo e por isso não existe certo ou errado, mas tentativas de compreensão.

O adulto que não compreende isso acaba prejudicando a evolução da criança a partir da brincadeira. O brincar é inerente à criança, e por isso, deve ser levado a sério.

Jean Piaget retrata que os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar a energia das crianças, mas meios que enriquecem o desenvolvimento intelectual.

Vygotsky (1987) afirma que na brincadeira “a criança se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário; no brinquedo, é como se ela fosse maior do que ela é na realidade”
A escola pode ensinar, a psicopedagogia pode  cuidar dos problemas de aprendizagem, a psicologia pode resolver  problemas emocionais, a família pode educar, mas a briquedoteca precisa preservar um espaço para a criatividade, para a vida afetiva, para o cultivo da sensibilidade; um espaço para a nutrição da alma deste ser humano criança, que preserve sua integridade através do exercício do respeito a sua condição de ser em formação.

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