É importante que todos os envolvidos no processo educativo estejam
atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se persistem há
algum tempo.
As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é
importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do
processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono,
tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também
desmotivam o aprendizado.
A dificuldade mais conhecida e que vem tendo grande repercussão na
atualidade é a dislexia, porém, é necessário estarmos atentos a outros sérios
problemas: disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia e o TDAH (Transtorno
de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
O aluno com dificuldade de aprendizagem sente-se rejeitado pelos colegas
- Dislexia: é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de
ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta
leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc. Estudiosos afirmam que
sua causa vem de fatores genéticos, mas nada foi comprovado pela medicina.
- Disgrafia: normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz
trocas e inversões de letras, conseqüentemente encontra dificuldade na escrita.
Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito
próximas e desorganização ao produzir um texto.
- Discalculia: é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral
os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem
usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou
fazer comparações, não entendem sequências lógicas. Esse problema é um dos mais
sérios, porém ainda pouco conhecido.
- Dislalia: é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia
inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as
confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na
língua ou lábio leporino.
- Disortografia: é a dificuldade na linguagem escrita e também pode
aparecer como consequência da dislexia. Suas principais características são:
troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação
indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação
e acentuação.
- TDAH: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um
problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude,
desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum
vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distúrbio de Déficit
de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação,
fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que esse diagnóstico
seja feito por um médico e outros profissionais capacitados.
Professores podem ser os mais importantes no processo de identificação e
descoberta desses problemas, porém não possuem formação específica para fazer
tais diagnósticos, que devem ser feitos por médicos, psicólogos e
psicopedagogos. O papel do professor se restringe em observar o aluno e
auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e
dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir
suas potencialidades.
Por
Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Graduada em Pedagogia
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