quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A importância do brincar


O uso do jogo, do brinquedo e da brincadeira deve acompanhar as características e o desenvolvimento das crianças porque, através do brincar a criança expressa sua cultura, o diálogo com suas experiências, os costumes e convívio social. Expressa através de suas brincadeiras sua personalidade, seus medos, suas crenças, seus desejos, libera seu mais íntimo e se transporta para um outro universo, o seu universo irreal, mas leva para ele aspectos que lhes são muito importantes, de sua vida, e de sua cultura. E, também, porque favorecem o equilíbrio emocional, desenvolvem a inteligência, criatividade e sociabilidade.

É importante que exista espaços para a criança brincar nas instituições educacionais porque o ato de brincar, independente do espaço em que ocorra, deve ser valorizado por se constituir num instrumento de aquisição de novos conhecimentos e de aprendizado das regras e normas adultas vigentes na sociedade, contribuindo com a formação de um cidadão crítico e atuante.

Para Vigostsky, o jogo é um elemento que impulsiona o desenvolvimento do ser humano, e, portanto tem caráter central na vida das crianças por considerá-lo uma questão social ele defende que as funções mentais superiores se desenvolvimento durante toda a vida e por meio das relações sociais e da cultura. E, por meio dos jogos e brincadeiras se dá de forma natural esse desenvolvimento.

Segue abaixo exemplos de brinquedos, adequado-os para as seguintes faixas etárias: bebês, pré-escolares e pré-adolescentes.

Bebês: Chocalhos, brinquedos musicais, mordedores, brinquedos de berço, móbiles, livrinhos de pano ou plástico, bolas com texturas diferentes para serem agarradas com as duas mãos.

 

Pré-escola res: Brinquedos flutuantes, cubos que tenham guizos embutidos ou ilustrações,caixas ou brinquedos que se encaixam uns dentro dos outros, argolas empilháveis, brinquedos para martelar, empilhar e desmontar, telefone de brinquedo, espelhos, brinquedos que emitem sons por meio de botões de apertar, girar ou empurrar. Brinquedos de variadas texturas (estimulam os sentidos da visão, da audição e do tato), bonecas de tecido e bichos de pelúcia feitos de materiais atóxicos, livros e álbuns de fotografia com ilustrações dos familiares e objetos conhecidos, brinquedos de empurrar ou puxar, brinquedos de montar e desmontar. Os brinquedos devem ter cores vivas e não podem ser tóxicos.
 
Pré-adolescentes: Jogos de tabuleiro,
bolinhas de gude, pipas,
carros de corrida, trens elétricos,
argila para modelar, pincel,
brinquedos de mágica,
artigos esportivos, bicicletas,
patins, skate, jogos eletrônicos,
de memória, videogames,
patinetes, futebol de botão,
laptops, brinquedos colecionáveis,
chaveiros, brinquedos eletrônicos,
jogos de cartas, kits, pistas de carrinhos, quebra- cabeças.



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